O FIPP Insider São Paulo marcou o retorno da centenária associação global FIPP ao Brasil após 25 anos de ausência, reunindo no dia 5 de junho de 2025 profissionais do mercado editorial na ESPM para discutir o futuro da indústria de conteúdo.

O evento gratuito, realizado em parceria com a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), consolidou-se como uma oportunidade estratégica para compreender as transformações do publishing e desenvolver estratégias sustentáveis.

Veja na íntegra como foi o evento

Abertura marca retorno estratégico ao mercado brasileiro

A abertura foi conduzida pela especialista em transformação digital Sabrina Passos Cimenti, que apresentou um painel com presenças estratégicas: Alastair Lewis, presidente da FIPP; Regina Bucco, diretora-executiva da ANER; Rafael Soriano, presidente da ANER; Fernando Cesário, diretor-executivo de Marketing da ESPM; e Marina Pita, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

“Estou muito agradecido pelos nossos fantásticos parceiros da Aner. Muita coisa está acontecendo no nosso mercado e eu realmente queria voltar a fazer um evento por aqui”, destacou Lewis.

A iniciativa também celebra um marco histórico: em 2025, a FIPP completa 100 anos como uma das associações de editores mais prestigiadas do mundo.

Leia a matéria completa: Painel de abertura da FIPP Insider São Paulo conta com presença de organizadores

Regina Bucco (à esq.), Alastair Lewis, Rafael Soriano, Fernando Cesário e Marina Pita (Crédito: Divulgação Aner/Leo Félix)

Vogue Brasil exemplifica transformação digital do mercado

Paula Mageste, CEO da Globo Condé Nast, utilizou os 50 anos da Vogue Brasil como case para ilustrar os desafios do setor editorial. Segundo ela, as marcas editoriais precisaram se reinventar diante da revolução digital, transformando-se de simples títulos em ecossistemas de marca integrados.

“Nesse mar de commodities, quem tem personalidade é rei”, afirmou Mageste, destacando como a força da marca e a capacidade de convocação se tornaram os principais ativos das publicações tradicionais.

A executiva apresentou números expressivos da Vogue Brasil: 3,3 milhões de visitantes únicos mensais no site, 81 milhões de page views anuais e 4,5 milhões de seguidores no Instagram.

Leia a matéria completa: FIPP Insider São Paulo: Paula Mageste revela estratégias de transformação digital da Vogue Brasil

Inteligência artificial traz oportunidades e ameaças para publishers

Paul Hood, consultor britânico em transformação digital, apresentou um panorama sobre como a inteligência artificial está revolucionando o setor editorial. O especialista identificou três principais oportunidades: transição para comunidades de nicho, mudança no consumo de mídia social e evolução da personalização preditiva.

Entre as ameaças, Hood alertou para a mudança na descoberta de conteúdo, com a transição de mecanismos de busca para “answer engines”, e o aumento de 117% no scraping de conteúdo por bots de IA. “O tempo de preparação é agora, não daqui a seis meses”, alertou o consultor.

Leia a matéria completa: Paul Hood apresenta tendências de IA para mídia no FIPP Insider São Paulo

Geração Z exige reinvenção do jornalismo digital

Max Frost, cofundador da RocaNews, destacou que “o jornalismo digital precisa se reinventar para conquistar a Geração Z, que vê as notícias tradicionais como uma tarefa chata”.

A startup, que alcança 2,5 milhões de pessoas semanalmente, desenvolveu formatos inovadores adaptados às preferências dos jovens consumidores.

“Os jovens odeiam as notícias. Eles querem consumir notícias, mas odeiam a forma como precisam fazer isso”, explicou Frost, enfatizando que a autenticidade se tornou a moeda mais valiosa no cenário atual de mídia.

Leia a matéria completa: Max Frost fala sobre engajamento da Geração Z com notícias no FIPP Insider São Paulo

Primeira rodada de debates: credibilidade como pilar fundamental

O painel “Modelos e Cases de Mídia e Anunciantes” reuniu Ana Carolina Castro (Banco do Brasil/ABA), Rafael Jones (Haleon), Sharon Harrison (BRF) e Gustavo Masson (Stellantis). Os executivos destacaram a credibilidade como principal critério na escolha de publishers para parcerias de branded content.

Jones, da Haleon, exemplificou o sucesso através da inserção do Sensodyne em uma novela da Globo, onde a personagem desenvolveu uma jornada educativa sobre sensibilidade dentária. “Quando a gente começou a colar os nossos conteúdos educacionais com o conteúdo de bem-estar, foi game changer pra gente”, revelou.

Harrison, da BRF, compartilhou o case da parceria com a NBA House, onde a Sadia criou o “Sadia Day” com influenciadores especializados em basquete. A estratégia respeitou apenas os “dos and don’ts” da marca, trazendo “um frescor para a comunicação” e atraindo mais de 500 pessoas para o evento.

Leia a matéria completa: Anunciantes debatem parcerias com publishers no FIPP Insider São Paulo

Rafael Jones (à esq.), Ana Carolina Castro e Sharon Harrison (Crédito: Divulgação Aner/Leo Félix)

Transformação digital exige nova proposta de valor

Jacqueline Loch, vice-presidente da Azure Media, apresentou três pilares fundamentais que editores devem explorar: autoridade de domínio, engajamento do consumidor e audiências qualificadas.

“Compras de mídia baseadas em alcance, volume e frequência estão mortas”, afirmou.

A executiva detalhou o case da conferência sobre sustentabilidade em arquitetura criada pela Azure Media, que triplicou a receita esperada e estabeleceu um novo pilar de monetização, gerando 25% da receita total da empresa no primeiro ano.

Leia a matéria completa: Transformação digital é tema de palestra de Jacqueline Loch no FIPP Insider São Paulo

Licenciamento como estratégia de expansão global

Lulu Skantze, fundadora da revista infantil Storytime, revelou como transformou sua publicação em uma marca presente em 60 países através de estratégias de licenciamento.

“Desde o início, todos os contratos foram feitos com todos os direitos. Tudo que a Storytime já criou até hoje é licenciável”, explicou.

A brasileira radicada em Amsterdã identificou três elementos essenciais para transformar uma publicação em marca licenciável: conteúdo original e adaptável, branding e reputação sólidos, e parcerias flexíveis.

Leia a matéria completa: FIPP Insider São Paulo: Lulu Skantze aponta licenciamento como ponte para transformar revistas em marcas globai

Mídia e educação: formação de cidadãos críticos

Denilde Holzhacker e Jane de Freitas Mündel, da ESPM, discutiram como mídia e educação podem trabalhar juntas para formar cidadãos mais críticos.

“A mídia é quase um tradutor do que acontece hoje em termos de pesquisa no mundo”, destacou Holzhacker, enfatizando o papel da mídia como curadora e divulgadora científica.

As especialistas apresentaram projetos da ESPM que exemplificam a integração entre mídia e educação, incluindo hubs temáticos em parceria com publicações especializadas como Vogue, Glamour e Canal Rural.

Leia a matéria completa: FIPP Insider São Paulo: ESPM discute como mídia e educação podem se conectar para formar cidadãos críticos

Segunda rodada de debates: novos modelos de monetização

O debate de encerramento, mediado por Alastair Lewis, reuniu Paulo Henrique Ferreira (Barões Brand Publishing), Edward Pimenta (Editora Globo) e Guilherme Ravache (Valor Econômico) para discutir estratégias de receita na nova economia do conteúdo.

Ferreira destacou que o principal problema da indústria não está na tecnologia, mas na falta de valorização do próprio publishing. “Os publishers não valorizam esse superpoder. Publishing é um verbo, é uma técnica, é uma metodologia, é uma cadeia de valor”, afirmou o executivo da Barões.

Ravache apontou a falta de foco como o principal problema dos publishers estabelecidos, citando exemplos de sucesso como o Brasil Journal e The Waffle. “Quando a gente olha para os veículos que funcionam melhor, são aqueles que têm um foco muito claro”, observou.

Leia a matéria completa: PH Ferreira participa de debate sobre novos modelos de monetização no FIPP Insider São Paulo

Paulo Henrique Ferreira (Crédito: Divulgação Aner/Leo Félix)

Encerramento celebra legado e projeta futuro

O evento culminou com uma homenagem a Maurício de Sousa, reconhecendo sua obra por “encantar as pessoas” e fazer parte do imaginário brasileiro. Ao lado dos personagens Mônica e Cebolinha, Marina Sousa, filha do criador e Diretora-Executiva na MSP Estúdios, recebeu das mãos de Regina Bucco um troféu simbólico celebrando os 60 anos da Maurício de Sousa Produções.

Alastair Lewis convidou os participantes para o próximo evento da FIPP em Madrid, de 21 a 23 de outubro, que celebrará os 100 anos da organização, oferecendo desconto especial de 60% para membros da ANER.

Entre os personagens Mônica e Cebolinha, Marina Sousa recebe homenagem das mãos de Regina Bucco (Crédito: Divulgação Aner/Leo Félix)

Leia também:

Painel de abertura da FIPP Insider São Paulo conta com presença de organizadores
FIPP Insider São Paulo: Paula Mageste revela estratégias de transformação digital da Vogue Brasil
Paul Hood apresenta tendências de IA para mídia no FIPP Insider São Paulo
Max Frost fala sobre engajamento da Geração Z com notícias no FIPP Insider São Paulo
Anunciantes debatem parcerias com publishers no FIPP Insider São Paulo
Transformação digital é tema de palestra de Jacqueline Loch no FIPP Insider São Paulo
FIPP Insider São Paulo: Lulu Skantze aponta licenciamento como ponte para transformar revistas em marcas globai
FIPP Insider São Paulo: ESPM discute como mídia e educação podem se conectar para formar cidadãos críticos
PH Ferreira participa de debate sobre novos modelos de monetização no FIPP Insider São Paulo
Sucesso de público e crítica, FIPP Insider São Paulo reforça a potência do mercado editorial brasileiro